A Primeira Epístola aos Tessalonicenses 5.23 dia: “[…] vosso espírito, alma e corpo”.
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5.23).
A Palavra de Deus divide claramente o homem em três partes. O espírito é a parte que tem comunhão com Deus. A alma é a parte ou é o órgão do pensamento, da vontade e das emoções. O corpo é a parte material que se comunica com o mundo físico. Então, o homem é formado de três partes: espírito, alma e corpo. A salvação de Deus é plena e ela alcança as três partes. As três precisam ser salvas.
O primeiro estágio da salvação é a salvação do espírito (1 Coríntios 5.5). O que é a salvação do espírito? É a regeneração, o novo nascimento. No dia em que você confessa o Senhor, você recebe o perdão dos seus pecados. Nesse momento, o Espírito Santo entra em você, no seu espírito, e você é salvo. Esse é o primeiro estágio da salvação. A primeira etapa é a salvação do nosso espírito, que também chamamos de regeneração ou novo nascimento.
Nosso corpo também vai ser salvo. O que é a redenção do corpo? É o dia em que vamos receber um corpo glorificado (Romanos 8.23).
Hoje, porém, vou falar sobre a salvação da alma. Quero mencionar três ocasiões em que o Senhor fala da salvação da alma. Em todas as três ocasiões, o Senhor faz a seguinte afirmação: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”.
A recompensa em Mateus 16.24-28
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.” (Mateus 15.24-28).
O que é a palavra “vida” aqui no original grego? “Psiquê”. Em outros lugares, como em 1 Coríntios 5.23, “psiquê” é traduzido como “alma”. Então, podemos dizer que quem quiser salvar a sua alma vai perdê-la e quem perder a alma por minha causa vai achá-la.
“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16.26)
Observe que, no verso seguinte, a palavra “psiquê” já é traduzida como “alma”. Entretanto, é a mesma palavra traduzida como “vida” no verso anterior.
“Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.” (Mateus 16.27).
O Senhor Jesus falou essas palavras aos seus discípulos. Ele não falou a estranhos. É uma vez que eles eram discípulos, devemos presumir que eram pessoas salvas. Então, essas palavras foram faladas àqueles já eram salvos.
A expressão “vir apos mim” indica que as palavras do Senhor são uma condição para quem quer segui-lo. Então, ele disse que, se alguém quiser segui-lo, precisa negar a si mesmo. Esse “a si mesmo” é o nosso eu, nosso ego. Nega o ego significa não seguir a própria vontade, não se considerar o centro, colocar-se à parte e buscar a mente de Deus.
O Senhor diz que somente esse tipo de pessoa pode segui-lo. Se você não negar a si mesmo, você não pode seguir o Senhor. Porém, o Senhor diz mais. Ele diz para negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz. Negar a si mesmo é colocar-se em segundo plano, é esquecer-se de si mesmo, mas tomar a cruz é submeter-se a Deus.
Tomar a cruz é aceitar todas as implicações de seguir o Senhor Jesus. Quando seguimos o Senhor, podemos ser rejeitados, caluniados, desprezados e até martirizados. Essas coisas representam a nossa cruz. Se negamos o nosso ego e tomamos a cruz, então o Senhor disse que podemos segui-lo.
Mas o Senhor não para por aí, Ele continua dizendo que quem quiser salvar sua vida, ou seja, a sua alma, vai perdê-la. Você já é salvo em Cristo. Logo, salvar aqui significa preservar-se, não se desgastar, não sofre. Quem quiser preservar a vida da alma vai perdê-la, mas quem perder a alma por minha causa vai ter recompensa. Você pode perder a alma por amor do Senhor.
A palavra “porquanto” liga a parte anterior a essa parte, é uma continuação do que foi dito anteriormente. Então, a palavra “porquanto” nos mostra que negar o ego e tomar a cruz é o mesmo que salvar ou perder a alma.
O que é preservar a alma? É não estar disposto a negar a si mesmo e nem a tomar a cruz. Trata-se de uma explicação do que foi dito anteriormente. Salva a alma nesta era significa ser incapaz de colocar-se em segundo plano, de renunciar aos seus próprios direitos. Significa ser incapaz de sofre pelo Senhor ou se submeter à vontade de Deus.
Assim, salvar alma hoje significa perdê-la naquele dia, é o oposto de negar a si mesmo. Quem está negando a si mesmo está perdendo a sua alma. Mas quem não nega a si mesmo está salvando a alma, preservando-a. Se um homem entende o que é negar a si mesmo e tomar a cruz, ele entende o que é salvar ou perder a alma.
O Senhor nos diz que, se um homem se preservar e não estiver disposto a negar a si mesmo, tomar a cruz, sofrer perseguição, sofrer com deslealdades, traições, desprezo, se ele não estiver disposto a se submeter a Deus, o resultado final é que ele vai perder a alma. Se você se preserva aqui você vai perdê-la.
O que significa perder a alma? Claramente não pode significar ser condenado ao inferno, porque, logo em seguida, o Senhor diz que o Filho do Homem virá nas nuvens e, nesse momento, vai retribuir a cada um conforme as suas obras. Quais obras? Respeitando o contexto, só pode ser as que ele mencionou anteriormente: negar a si mesmo e tomar a cruz. Em outras palavras, ganhar a alma é ser recompensado. Salvar a alma é desfrutar da glória do reino.
Quem preservar a sua alma hoje para desfrutar das coisas desse mundo vai perder o desfrute no reino. Mas quem aqui se dispõe a tomar a sua cruz e fazer a vontade de Deus, quando o Senhor vier, Ele receberá a recompensa de acordo com as suas obras. Nesse contexto, perder a alma não significa ser condenado, significa perder o desfrute da recompensa do reino.
Essa palavra não pode ser para alguém que não se converteu. Ninguém pode ser salvo negando a si mesmo, nem tomando a cruz. Se o Senhor estivesse falando aqui a incrédulos, Ele apenas diria para crer. Ele não diria para negarem a si mesmos a fim de ganharem a vida eterna, porque isso seria totalmente contraditório com o ensino do evangelho. Somente alguém que já ganhou a vida eterna tem a oportunidade de negar a si mesmo, tomar a cruz, e seguir o Senhor.
O que um pecador precisa fazer para ser salvo? Não é seguir o Senhor, é crer no Senhor. Então, não use essa passagem para falar da salvação do inferno. O que o Senhor está dizendo é que, se um homem negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo, chegará o momento em que ele vai perder a sua alma. Hoje, quem não nega a si mesmo e não toma a cruz, tem um ganho momentâneo. Ele desfruta dos prazeres da vida neste mundo, mas o resultado é que ele vai perdê-la quando o Senhor voltar. O Senhor disse que isso é uma grande insensatez.
Não há nada que vale a pena ser trocado pela satisfação final de quando o Senhor nos der a recompensa. Por isso, o Senhor diz que todo aquele que quiser ganhar a sua alma vai perdê-la. Mas todo aquele que perder por causa d’Ele vai achá-la.
Quando isso vai acontecer? Quando o Filho do Homem vier na glória do seu Pai com os seus anjos. Nesse dia, Ele vai retribuir a cada um conforme suas obras. E o que são essas “suas obras” aqui? É tudo aqui que fizemos com a graça que recebemos.
O Senhor diz que vai retribuir quando Ele vier nas nuvens. Então, jamais pode ser salvação, pois ela não é uma recompensa, é um dom gratuito. Chegará o tempo da recompensa, quando Ele vai retribuir a cada um conforme as suas obras. Isso significa que aqueles que hoje perderem a sua alma, naquele dia, receberão a recompensa, e aqueles que preservaram a sua alma não serão condenados, mas também não vão ter a recompensa. Essa recompensa será dada no tribunal de Cristo, que vai acontecer por ocasião da volta do Senhor.
“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo.” (2 Coríntios 5.10).
Se um crente se importa demais consigo mesmo agora, com o seu bem-estar, seu conforto e não está disposto a sofrer coisa alguma pelo Senhor, quando o Senhor voltar, esse crente vai ser repreendido e não vai obter a glória do reino. Mas, se um crente está disposto a abandonar hoje os seus direitos e ser totalmente separado das coisas do mundo e submeter-se à vontade de Deus fielmente, quando o Senhor voltar, ele receberá o louvor do Senhor. Ele vai entrar para o gozo do Senhor e então a sua alma será plenamente satisfeita. Isso é salvar a alma.
A vinda do Senhor está particularmente associada com a recompensa, e a recompensa é a realeza no reino. Significa que alguns vão reinar com o Senhor. Quando Ele vier para reinar na terra durante os mil anos, alguns reinarão com Ele e outros não.
O que você se dispõe a perder hoje por causa do Senhor e do Evangelho é o que você ganhará naquele dia. Se hoje você está ganhando sofrimento, perseguição, rejeição e traição, no futuro, você ganhará a coroa. Mas, se você hoje está ganhando o elogio do mundo, desfrutando dos prazeres do mundo, você perderá a glória naquele dia. Todo aquele que encontra satisfação do mundo vai perder a posição reinante com o Senhor.
O amor do Evangelho em Marcos 8.31-38
O registro em Marcos 8.31-38 é em sua maior parte igual ao de Mateus, mas há uma pequena diferença.
“Quem perder a vida por causa de mim e do Evangelho, salvá-la-á.” (v.35).
Aqui foi acrescentada a expressão “e do evangelho”. Isso não se refere apenas aos pregadores. O versículo não diz: “[…] e da pregação do evangelho”, mas diz: “[…] e do evangelho”. Que evangelho é esse? É o evangelho falado em Marcos 1:1: “O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Esse evangelho é a grande salvação mencionada em Hebreus 2.3-4, que consiste em conduzir “muitos filhos à glória” (Hebreus 2.10). Não é o evangelho de deixar o Egito e ser libertado da escravidão do pecado; é o evangelho de entrar em Canaã para receber glória.
“Perder a vida por minha causa” (Mateus 16.25) é o resultado de ser constrangido pelo amor. “Perder a vida da alma por causa do evangelho” (Marcos 8.35) é não se envergonhar de testemunhar do Senhor.
“Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras.” (Marcos 8.38).
Isso indica que aquele que não está disposto a perder sua vida da alma está disposto a sofrer pelo Senhor e por suas palavras nesta era. Testemunho das palavras do Senhor, sem dúvida, exige que se perca a alma.
Muitos filhos de Deus nunca ousam testemunhar diante dos homens do Senhor que os comprou. A razão é que querem salvar sua cara e temem ser ridicularizados pelos outros. Isso é salvar a própria alma nesta vida. Tais pessoas sofrerão perder na época do reino. Todo aquele que quiser ser um co-rei com o Senhor terá de perder sua alma. Todo aquele que perde sua alma nesta era achá-la-á na era vindoura.
O arrebatamento em Lucas 17.26-37
“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruir a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-las; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma sera tomada, e deixada a outra. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado. Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão os abutres.” (Lucas 17.26-37).
Esses versículos nos falam de quando a alma será salva ou perdida. Os versículos 34-35 dizem:
“Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra.” (vv. 34-36).
Essas palavras se referem ao tempo do arrebatamento. A palavra “tomado” significa ser arrebatado para o céu (Gênesis 5.24). Portanto, o que é falado no versículo 33: “Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará”, significa que todo aquele que poupar sua alma nesta era será deixado para trás no arrebatamento.
Não há diferenças entre as duas pessoas, e também não há diferenças no trabalho delas ou no lugar em que estão. Porém, quanto ao arrebatamento, há uma diferença. Em um instante, haverá uma tremenda diferença.
Esse é um assunto solene. Se quisermos ser arrebatados e entrar no reino, devemos primeiro perder a alma nesta era. Devemos esquecer o mundo por causa do Senhor e esquecer tudo que não estiver de acordo com a vontade do Senhor. Devemos abandonar tudo que nos enreda e impede nosso coração de ir para cima.
A mulher de Ló é um exemplo da salvação e do reino. Pelo fato de ter sido livrada da condenação de Sodoma, podemos dizer que ela era salva. Mas, por ter o coração em Sodoma, não entrou no reino.
Se não podemos suportar o fato de abandonar tudo, como a mulher de Ló, não seremos capazes de chegar ao lugar onde o Senhor nos arrebatará, mesmo que não pereçamos em Sodoma e Gomorra junto com os pecadores. Pode não haver nenhuma diferença entre os crentes quanto a ganhar salvação e receber a vida eterna, mas haverá uma diferença quanto à questão do arrebatamento.