A promessa de Deus para nós neste ano é que as portas estão abertas.
Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. (Apocalipse 3.8)
Eu creio que essa porta aberta diante da igreja é, antes de tudo, uma porta de salvação. Creio que milhares serão salvos neste ano.
Muitos crentes, porém, questionam se são muitos os que são salvos. A compreensão mais comum é que poucos vão chegar ao céu.
Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. (Lucas 13.22-24)
A palavra “esforçar” usada pelo Senhor é “agonizomai”, de onde vem a nossa palavra “agonia”. Por esses dois textos, a conclusão é que são os poucos os salvos.
Entretanto, se lermos Apocalipse 7.9, veremos que a multidão dos salvos ninguém pode contar.
Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos. (Apocalipse 7.9)
Precisamos crer que não há contradição na Bíblia. Toda aparente contradição procede de problemas em nossa interpretação.
Vamos, então, compreender.
O que aquela pessoa tinha em mente quando falou de salvação?
Precisamos ter em mente que o Senhor estava falando para judeus. Ele ainda não havia ido ao Calvário, então o ser salvo mencionado em Lucas 13 não significa ser regenerado e cheio do Espírito ou ter todos os seus pecados perdoados, porque o Senhor ainda não havia morrido. Naquele momento em que o Senhor pregava para Israel, ser salvo significava ser salvo do farisaísmo, de uma vida pecaminosa, da destruição por meio de tornar-se um discípulo de Jesus.
Naquele momento, eram poucos os salvos. Não está se referindo ao futuro. Era para o tempo do ministério do Senhor.
Hoje, porém, a realidade é diferente. O número de salvos ninguém pode contar. Simplesmente porque a cruz aconteceu.
Precisamos agonizar para sermos salvos?
Para aqueles que estavam perguntando, o Senhor manda que eles se agonizem para entrar pela porta estreita.
Entretanto, no verso 25, o Senhor diz: “Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta […]” (Lucas 13.25).
A palavra “porta” mencionada no verso 24 é “pulê”, e a mencionada no verso 25 é “thurá”. Isso pode parecer algo secundário, mas faz toda a diferença para compreendermos a Palavra de Deus corretamente.
Em português, as duas palavras são traduzidas como porta, mas há uma diferença entre elas. “Pulê” é um portal, e “thurá” é uma porta. O portal é uma passagem, mas a porta é o que fechamos ou abrimos.
Em hebraico, acontece a mesma coisa, há duas palavras diferentes que são igualmente traduzidas como porta em nossas Bíblias. A palavra “portal” é “shaar”, e “porta” é “pethach”. Portal é o espaço externo que envolve a porta.
Precisamos ter clareza da diferença dessas duas palavras na Palavra de Deus. Não são a mesma coisa.
Os judeus precisavam vir ao portal para encontrar a porta. No entanto, eles ficaram com o portal e rejeitaram a porta. Um dia, a porta será fechada. Isso significa que o dia da salvação vai acabar.
O que é o portal?
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mateus 7.13-14)
A palavra “porta” aqui é portal (pulê). O que é o portal estreito? Para compreendermos, temos de recorrer a exemplos do Velho Testamento.
Juízes e oficiais porás em todas as tuas portas que o SENHOR, teu Deus, te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça. (Deuteronômio 16.18, ARC)
O portal é o lugar de julgamento, o lugar de decisões judiciais. É o lugar de a lei ser executada. As pessoas eram punidas debaixo do portal. Os juízes julgavam debaixo da porta da cidade. Claramente, a porta aqui é o portal da cidade. O portal representa a lei.
Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o SENHOR, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, transgredindo a sua aliança, que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei; e te seja denunciado, e o ouvires; então, indagarás bem; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel, então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas e os apedrejarás, até que morram. (Deuteronômio 17.2-5).
O portal da cidade era o lugar do juízo e da condenação. Podemos dizer que o portal representa a lei.
O que significa a porta?
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. (João 10.1-2).
A porta não é o portal. O Senhor Jesus é a porta.
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. (João 10.7)
Então, por que Ele disse: “Agonizai-vos para entrar pelo portal?” Quando pessoas orgulhosas e cheias de justiça própria vêm ao Senhor, é isso que Ele faz. Ele manda agonizarem através do portal da lei.
Quando o Senhor diz: “Eu sou a porta”, Ele não diz que temos de agonizar para entrar por Ele.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (João 10.8-9)
Os que vieram antes do Senhor são os escribas e fariseus. O Senhor disse claramente que, se alguém entrar pro Ele, será salvo. Não há esforço envolvido. Todo o que passa pela porta é salvo e encontra pastagem.
Todas as vezes que você vê roubo, morte e destruição, você está vendo a obra do diabo. E o diabo faz isso através dos fariseus, os quais ensinam que é preciso realizar obras para agradar a Deus afim de ser salvo ou ser aceito ou abençoado por Ele.
E, quando você crê nesse tipo de sistema, você será roubado, coisas serão roubadas e você será até destruído. Mas o Senhor disse que veio para que tenhamos vida, e vida em abundância.
Então, existe o portal e a porta dentro do portal. Infelizmente, a tradução de nossas Bíblias não foi precisa, por isso confundimos o portal com a porta.
O portal é a lei, e a porta é a graça
A porta é o lugar de graça, misericórdia e paz. A porta é o lugar da oferta pelo pecado.
Antes de Caim matar seu irmão Abel, Deus lhe deu uma chance. Ele estava com ciúmes e inveja porque seu irmão havia sido aceito por Deus. Abel não foi aceito porque era bom, mas porque veio por meio do Cordeiro.
Tudo o que é divino é moral, mas nem tudo o que é moral procede de Deus. Fazer o bem não quer dizer que é divino, mas todo o que é de Deus faz o bem.
Quando Deus viu a ânsia assassina em Caim, o que o Senhor lhe disse? Deus fala com gente cheia de amargura e pecado, porque Ele é gracioso.
Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. (Gênesis 4.6-7)
No hebraico, a palavra “pecado” e “oferta pelo pecado” são a mesma: “chattah”. Só podemos diferenciar pelo contexto onde está escrito.
Nesse texto de Gênesis, certamente é o cordeiro da oferta pelo pecado. E a palavra usada aqui no hebraico é porta, “pethach”. Isso significa que a porta é lugar de perdão do pecado. Essa é a primeira menção de porta na Bíblia.
Caim rejeitou a oferta e matou seu irmão. Os que creem na performance perseguem os que vivem por fé. O primeiro assassinato foi por um motivo religioso.
A oferta pelo pecado estava à porta
O altar de holocausto era colocado na frente da porta do tabernáculo.
Pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. (Êxodo 40.29)
A porta é o lugar do perdão porque era à porta que era oferecida a oferta pelo pecado.
A lei é o portal, mas Jesus é aquele que preenche perfeitamente o portal. Em Êxodo 12, o sangue foi aplicado no portal porque o sangue é para satisfazer a exigência da lei. Todavia, uma vez que a lei é satisfeita, o Senhor fecha a porta da casa e ninguém pode abrir para trazer a condenação (Apocalipse 3.7). A porta que o Senhor fecha ninguém poderá abrir.
Vencedores entram pela porta
Abraão e Ló são tipos do crente vencedor e do derrotado. É interessante ver a posição onde estavam quando o Senhor veio a eles. Abraão estava à porta.
Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada [petach] da tenda, no maior calor do dia. (Gênesis 18.1)
Abraão estava sentado no maior calor do dia. A porta é lugar de descanso. Quando o sol estiver no máximo, descanse. No descanso, Deus aparecerá na porta.
Ló estava no portal da cidade. Nós vimos que o portal simboliza a lei. O crente derrotado é aquele que ainda vive pela lei.
Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada [shaar] estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. (Gênesis 19.1)
No verso 4, os homens da cidade vieram até a casa de Ló para os atacar, mas os anjos fecharam a porta (petach) da proteção. Enquanto Ló estava no portal da cidade, não havia proteção, mas agora a porta o protegeu.
Os homens perversos ficaram cegos e não podiam achar a porta (Gênesis 19.11). Deus vai fazer com que o diabo fique cego e não consiga ver a porta onde você está. Ele não terá acesso à sua casa.
O jovem rico teve de agonizar
Quando o jovem rico disse que cumpria todos os mandamentos da lei, o Senhor lhe mostrou o portal, e ele não conseguiu passar (Lucas 18.18). Vender todos os bens e dar aos pobres certamente produziu nele uma grande agonia, mas ele não pôde passar.
No capítulo seguinte, nenhuma lei é dada (Lucas 19.5). O Senhor se convida para comer na casa de Zaqueu.
Ao jovem rico orgulhoso o Senhor Jesus mostrou o portal da lei e ele agonizou, porque dar toda a riqueza aos pobres produz agonia, mas a Zaqueu, que já estava convencido de pecado, o Senhor lhe deu a porta.
O vale de Acor
E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança; será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito. (Oséias 2.15)
A palavra “porta” aqui é “petach”, a porta da esperança. A nossa esperança é a plena certeza de convicção, e não um mero otimismo.
Onde o Senhor vai colocar a porta de esperança? No vale de Acor. Acor significa inquietação, tribulação e angústia.
Quando você está em tribulação, você não está na montanha, mas no vale. A promessa é que, nesse vale, o Senhor vai abrir uma porta de esperança.
O Senhor Jesus é a porta e, quando você entra por ela, encontra vida em abundância.