Os quatros lados do altar

Banner Crianças Lendo a Bíblia

Davi era um homem segundo o coração de Deus e sabia como tocar em Deus de uma maneira especial. Ele não era perfeito, mas sabia ter um relacionamento com Deus. E ele disse isso no Salmos 26:

Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar. (Salmos 26.6).

Inocência pode significar lavar a culpa, e sabemos que o único caminho para isso é ser lavado com o sangue. “… e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar” (Salmos 26.6).

O altar de bronze continha fogo, mas não podia ser queimado porque era feito de um material resistente ao fogo, e o bronze que tinham naquela época era muito forte. Isso mostra que Jesus, como altar de bronze, absorveu todo o julgamento de Deus e o suportou.

Você sabe que não há mais julgamento sobre sua cabeça?

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Romanos 8.1)

O que Davi disse? “Andarei, SENHOR, ao redor do teu altar”. Esta é uma revelação que Davi teve a respeito do altar de holocaustos. Ele teve uma revelação que quero compartilhar com você.

Cada lado do altar de bronze tem um significado que tornará a sua vida cristã bem-sucedida, que fará de você um vencedor.

O Lado Norte

Quero lhe mostrar o lado norte, o leste, o sul, o oeste e quais verdades eles representam. Vamos começar pelo lado do altar voltado para o norte. O fogo queimava e produzia um aroma suave para Deus enquanto o cordeiro estava ali.

O lado norte era onde o cordeiro era morto, ele sempre era morto desse lado, no lado norte do altar, diante do Senhor. Em outras palavras, devemos sempre lembrar que nossa vida cristã começa com a morte de Cristo, com a compreensão da sua morte.

Hoje, existem ensinamentos que tentam retratar Jesus como um grande psicólogo, um grande mentor, um grande médico ou um grande exemplo de liderança. Mas a questão é esta: tem gente que acredita nisso, mas não acredita na cruz, portanto não há derramamento de sangue, não há cordeiro queimado. Essa, portanto, é uma doutrina falsa! Todos nós somente podemos ser salvos graças à morte de Cristo!

O lado norte na Bíblia é o lado de onde vem o mal, o juízo de Deus. Sempre que você olha para a geografia de Israel, você percebe que os inimigos que Deus usava para punir Israel sempre vinham do Norte.

O vento norte é um vento destrutivo, é um vento que traz destruição. Há também um versículo que diz que o mal vem do Norte:

Disse-me o SENHOR: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra. (Jeremias 1.14)

Deus colocou a morte de seu Filho exatamente onde o mal entraria em sua vida. A cruz do Calvário deteve o mal. Lembre-se sempre de que tudo começa com a cruz.

Se você tiver um problema financeiro, lembre-se disto: Aquele que detém o universo “tornou-se pobre por você, para que, pela sua pobreza, você pudesse ficar rico” (2 Coríntios 8.9). E não há como espiritualizar esse versículo, porque todo esse capítulo e o capítulo seguinte falam sobre dinheiro.

Lembre-se disto: se você está passando por provações em sua vida devido a alguma doença ou outra coisa, comece sempre se perguntando: “O que aconteceu na cruz?”

Na cruz, Ele não apenas levou a nossa condenação, mas também tudo o que veio por causa do pecado do homem. Antes de o homem pecar, não havia doenças; mas, por causa do pecado, vieram as enfermidades.

E a Bíblia diz: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas doenças” (Mateus 8.17) e “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.5; 1 Pedro 2.24).

Assim, para cada problema que você tiver, pergunte-se: o que aconteceu na cruz?

Muitos sentem que não têm muitos amigos. Você sabe o que o salmista diz sobre Jesus na cruz? Davi estava profetizando o que Jesus diria na cruz ao Pai:

Para longe de mim afastaste amigo e companheiro; os meus conhecidos são trevas. (Salmos 88.18)

Na cruz, Ele estava sozinho para que você possa ter amigos e conhecidos. Na cruz, tudo foi resolvido. A cruz cobriu e cuidou de todos os aspectos da sua vida.

Para cada necessidade em nossa vida, mesmo que você não se lembre dos capítulos e versículos bíblicos relevantes sobre o assunto, saiba apenas isto: cada necessidade foi suprida na cruz.

O Lado Oriental

Agora vamos falar sobre o lado oriental. Qual é a verdade sobre o lado oriental? O lado norte é a cruz que detém o mal, mas o lado oriental é o lugar das cinzas.

Tirará o papo com suas penas e o lançará junto ao altar, para o lado oriental, no lugar da cinza. (Levítico 1.16).

Portanto, o lado leste é o lugar das cinzas. Mas o lado leste é também a via de acesso, é a entrada do Tabernáculo.

E aqui está a verdade sobre o lugar das cinzas: Jesus consumiu todo o julgamento em nosso lugar e bradou: “Está consumado!” Você sabe que a forma final de algo que foi queimado pelo fogo são as cinzas. O que isso significa? As cinzas não podem ser mais consumidas, o fogo terminou a obra. Todos os seus pecados, o julgamento de Deus sobre a sua vida são todos cinzas.

Quando um israelita trazia o seu cordeiro, o animal era morto no altar. O homem pecador colocava a mão sobre o cordeiro, e a transferência ocorria (seus pecados passavam para o cordeiro, e a justiça do cordeiro passava para o homem), então o cordeiro era morto, colocado no altar de bronze e consumido pelo fogo. Essa pessoa sabia que o cordeiro era inocente e culpado, mas seus pecados eram transferidos para ele, e o cordeiro transferia sua justiça para a pessoa. Assim, o cordeiro sofria o julgamento, e aquela pessoa ia embora com a bênção de Deus.

No entanto, digamos que aquela pessoa, depois de sair do templo, fosse para casa e então o diabo viesse e lhe dissesse: “Você tem certeza de que seus pecados estão perdoados?”

Então, essa pessoa parava por um momento para pensar: “Será que Deus realmente me perdoou? Ele aceitou o meu sacrifício? Fiz o sacrifício certo? E se eu fiz errado?”

No dia seguinte, aquela pessoa acordava assim que o sol nascia, ela imediatamente ia até o monte do templo e percebia que a primeira coisa que a luz atingia era o lugar das cinzas, pois o sol nasce no leste, e o local das cinzas estava localizado bem no lado oriental. Ali ela via o que restava do cordeiro do dia anterior: quando Deus reduz algo a cinzas, significa que aceitou o seu sacrifício.

Depois da cruz, lembre-se sempre de que a mensagem da graça é a mensagem de aproximação de Deus; a primeira coisa que você deve fazer ao se aproximar de Deus é lembrar-se das cinzas.

Sempre quando você for a Deus, por qualquer necessidade que tiver ou para adorá-lo, lembre-se das cinzas. Deus não vê mais os seus pecados, eles estão reduzidos a cinzas. A obra está consumada.

Para quem quer se aprofundar, a palavra “cinzas” também é a palavra usada para “unção”. O termo geralmente usado para “unção” em hebraico é “mashiák”, mas outra palavra usada para “unção” ou “gordura” é a mesma palavra hebraica usada para “cinzas”, que é “dashén”. Na obra consumada, está a unção!

Todo pastor que prega sobre as cinzas, que prega sobre a obra consumada de Jesus Cristo para que as pessoas possam se aproximar de Deus pelo lado oriental, tem a unção de Deus! Estou lhe dizendo que Deus vai ungi-lo porque nas cinzas há unção.

O Lado Sul

Agora vamos falar do outro lado, o sul. Qual é a verdade sobre o lado sul?

Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar. (Ezequiel 47.1)

As águas saíam pelo lado leste do templo e desciam pelo lado sul do altar. O profeta Ezequiel estava vendo o futuro. Literalmente as águas saíram do templo.

Para nós já é verdade: depois que Cristo morreu, fez a obra, não há mais consciência de pecado (há cinzas), e a próxima coisa a saber é que agora você pode seguir o Espírito. Você não pode pular a cruz e seguir o Espírito sem passar pelas cinzas.

As águas são o Espírito — “rios de água viva” sempre significam o Espírito, portanto as águas que saíram do templo de Deus são o Espírito Santo.

Muitas pessoas tentam seguir o Espírito Santo, e a Bíblia diz que “se vocês são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei” (Gálatas 5.18), mas eu lhe digo isto: quando não conseguimos entender essa verdade do altar, saltamos direto da cruz para seguir o Espírito.

Não podemos seguir o Espírito se ainda temos a nossa consciência sobrecarregada com o peso do pecado. Pessoas assim estão ignorando o lugar das cinzas.

Em outras palavras, enquanto você viver debaixo de consciência de pecado em vez de consciência de perdão, você projetará o pecado nas pessoas. Sempre que você tem consciência de pecado, você projeta isso nas outras pessoas.

É por isso que é importante ensinar sobre a graça. Você deve chegar a um ponto em que sua consciência não esteja mais sobrecarregada com o pecado, por causa da revelação do que Cristo fez, uma obra perfeita. Assim, com a consciência tranquila, o Espírito Santo pode guiá-lo cuidadosamente. Caso contrário, você sempre será guiado por uma consciência pesada, interpretando mal a orientação do Espírito Santo.

O Lado Ocidental

O último lado é o ocidental. O que havia no lado oeste? O templo, o tabernáculo, o lugar da casa de Deus. O Tabernáculo propriamente dito ficava de frente para o altar, no lado oeste.

Depois da obra feita na cruz, depois de você aprender que todos os seus pecados foram apagados e que não há um único pecado que Deus não tenha perdoado, isso não lhe dá vontade de pecar.

Se não existe mais nenhuma lei que o governe, o que é que o governa? O Espírito Santo. E Ele governa você melhor do que a lei.

A lei diz: “Não cometerás adultério”. O Espírito lhe diz: “Aqui está o amor por sua esposa, aqui está como você pode amá-la”.

A lei diz: “Não roubarás”. O Espírito diz: “É assim que você pode produzir riqueza. Vou orientá-lo para que você possa pagar todas as suas dívidas. Você pode pensar que é pouco, mas abençoarei os cinco pães e os dois peixes”.

Então, o problema é o seguinte: a próxima coisa que Deus quer que todo crente saiba para ter uma vida de sucesso é que você precisa da casa de Deus. Você precisa do lar e da presença de Deus.

Estou lhe dizendo que tem gente que teve dor de cabeça o dia todo, depois vai para a igreja e, de repente, a dor passa, antes mesmo de começarmos a orar.

Temos testemunhos de pessoas que entraram na presença de Deus e foram curadas imediatamente!

Não se trata do edifício. Embora agradeçamos a Deus por ele (afinal, precisamos de um edifício para abrigar o povo de Deus), ainda assim somos a igreja, edificamos juntos uma casa para Deus e é nela que está a unção. É nela que o óleo da unção flui da barba do sumo sacerdote para todos os irmãos que habitam em unidade.

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. (Hebreus 10.25)

Quando você está sozinho, você fica mais tentado e faz coisas mais estúpidas. Entretanto, quando você se reúne com outros crentes, às vezes não é como se você tivesse que adorar o tempo todo ou fazer apenas coisas espirituais, mas você também pode simplesmente almoçar ou tomar um café junto com os irmãos e, mesmo nesses momentos, algo flui deles para você e algo flui de você para eles. Você encontra novo encorajamento e força entre o povo de Deus “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20).

Há poder na vida da igreja! Jesus acredita na igreja local. O livro de Apocalipse fala sobre sete igrejas que existiam naquela época. Ele poderia ter pregado um sermão às sete igrejas, mas, em vez disso, Ele deu sermões separados, trouxe sete mensagens, uma para cada igreja, porque Ele acredita na igreja local.

Estamos todos unidos, o corpo de Cristo é um, mas há diversidade.

Como sou o pastor, obviamente gosto da nossa igreja! Mas há diversidade. Nunca condene a diversidade. Nunca diga: “Ah, vocês não são pessoas da graça!” Nunca diga isso. O Pai não aprecia tal coisa. Somos todos seus filhos.

Agora entenda o que Davi disse: “Eu contorno o teu altar”, isto é, “estou olhando toda a verdade ao redor do altar”.

Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar, para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste. (Salmos 26.6-8)

Davi disse: “Eu amo estar em tua casa”. Você gosta de estar na casa de Deus? Não há outro lugar melhor para estar.

Compartilhe este post através das Mídias Sociais